O Google Meu Negócio!!

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que permite aos donos de empresa serem encontrados mais facilmente pelos consumidores. A otimização do perfil na plataforma é essencial para garantir bons resultados. Entenda por que e como você deve usar do Google Meu Negócio em sua estratégia!

Laura Bernardes
13 nov, 19 | 10 min read
Google meu negócio
Estar presente na Internet é prerrogativa básica para quem tem um negócio próprio. Ter um site e investir na publicação de conteúdos educativos em um blog é a estratégia básica na qual muitos dos empreendedores apostam para serem encontrados.

Isso porque a cada 10 pessoas, 8 usam do Google para buscar informações sobre as empresas e 95% usaram o Google em 2017 para comparar negócios antes de decidir com qual entrar em contato primeiro.

Pensando nisso, nada mais lógico que potencializar essa estratégia com a ajuda do Google Meu Negócio. A ferramenta, criada pelo Google, tem como foco impulsionar as vendas locais por meio da aparição de informações sobre a empresa nas páginas de resultado e também no Google Maps.

Se você ainda não tem uma conta no Google Meu Negócio, ou se você não pensa em uma estratégia de marketing exclusiva para ele, saiba que muitas oportunidades podem ser desperdiçadas!

Fique conosco até o fim e entenda:

O que é o Google Meu Negócio?
Quais são os benefícios dessa plataforma?
Como cadastrar uma empresa no Google My Business?
Como otimizar o Google Meu Negócio?
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma plataforma do Google em que empreendedores podem divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa e no Google Maps.

A ferramenta permite um diálogo direto entre empresas e clientes, além de oferecer aos empreendedores a possibilidade de passar importantes informações aos usuários, como:

endereço;
telefone de contato;
horário de funcionamento;
horários de pico;
notas sobre o serviço/produto;
perguntas e respostas;
eventos que acontecerão etc.

Esse serviço surgiu em 2014 para unificar as funcionalidades existentes no Google Places e nas páginas de empresas do Google + (ferramenta desativada em 2019).

Quais são os benefícios dessa plataforma?
Até aqui, vimos que o Google My Business pode ajudar (e muito) a divulgação de empresas locais de maneira orgânica.

No entanto, não poderíamos prosseguir sem ressaltar mais algumas vantagens desse serviço. Confira a seguir:

Maior confiabilidade
Empresas que verificam as informações do Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas como confiáveis pelos consumidores, segundo informações da própria empresa.

Mais cliques
Além disso, aqueles que postam fotos em sua conta, recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para entrar no site do que as outras empresas.

Facilidade de mensuração de resultados
E, como toda estratégia de marketing precisa ser mensurada, aqui não é diferente. A plataforma permite que os donos do negócio acessem as seguintes informações:

como os clientes pesquisaram a empresa e de onde eles são;
quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa usando o telefone exibido na conta;
quantos pedidos de rota foram feitos;
quantos cliques o site teve.
Mensuração do Google Meu Negócio
Ser encontrado pelos clientes quando eles mais precisam
O Google My Business possibilita a oportunidade de se aproximar dos clientes quando eles estão em uma fase avançada de suas jornadas de compra.

Por exemplo, quem procura por “academias centro BH” tem, ao menos, intenção em se matricular em uma academia localizada no centro de Belo Horizonte, não é verdade?

Logo, se você fosse dono de uma academia no centro da capital mineira e se cadastrasse na plataforma, teria grandes chances de aparecer para esses potenciais clientes, receber um contato, uma visita e, quem sabe, fechar um negócio.

Aumentar o alcance de uma empresa
Só o fato de fazer sua empresa aparecer na primeira página do Google e no Google Maps já expande sua presença digital.

Ainda assim, você pode atrair mais consumidores tanto a nível local quanto de outras regiões e estados.

Gerar mais interações com o público
Como uma das funcionalidades dessa plataforma é permitir os comentários dos clientes sobre sua empresa, é natural que haja uma aproximação também pelo lado social.

O público pode participar com notas de avaliação para o seu negócio (produto, serviço, atendimento, etc.) e com ideias, opiniões, críticas e dúvidas.

Da sua parte, é importante também participar respondendo os comentários, postando novidades em sua página no Google + e inserindo fotos do seu negócio para atrair um maior engajamento e interesse sobre suas ofertas.

19/03/2022 1:18 PM

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